Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

Pesquisa Data-Folha-Esquisito, né?

Posted by tunico em outubro 18, 2006

 Eu achei no mínimo estranho a diferença entre Lula e Alckmin ter aumentado tanto em apenas uma semana. Como bom matemático, fui ver a fundo a metodologia utilizada pelo Instituto. O Instituto Data-folha é considerado sério e adota metodologias próprias que eles consideram adequadas dentro da boa estatística. Porém, baseado nos resultados do primeiro turno, achei esquisitos os resultados desta última amostra. Baixei as tabelas detalhadas à disposição no site do Instituto. Vi algumas incongruências que demonstro a seguir:

 1-      Foram entrevistadas 7.133 pessoas em 25 estados. Ficaram de fora os estados do Amapá e Roraima. Até aí, tudo bem, pois o resultado nestes estados não afetaria o resultado geral de forma significativa.

Ao analisar a tabela geral  de intenção vi os seguintes resultados absolutos:de 7.133 entrevistados, 3.964(55,6%) são Lula, 2.737(38,36%) são Alckmin, 242(3,38%) são branco/nulo/nenhum, 190(2,66%) é um número que não está demonstrado mas é o saldo para fechar os 7133 entrevistados. Nesta mesma tabela, existe uma linha chamada de resultado ponderado onde Lula passa para 57% e Alckmin para 38%, sendo 5% o saldo de brancos/nulos/nenhum que foi o resultado divulgado.Entendi que os 190 entrevistados “fantasmas” foram distribuídos no resultado geral. Comparando com os resultados do primeiro turno, infiro que grande parte dos votos de HH, Cristóvam e os nanicos foram para Lula, mais uma parcela dos brancos e nulos do primeiro turno e Alckmin não ganhou nem perdeu nada no caxangá, pois mantém os mesmos 38% do primeiro turno.

Mas o pior vem agora. O Data-Folha tem uma tabela de distribuição da amostragem por região do país. As entrevistas não foram feitas considerando a proporção correta de eleitores de cada região(a saber, Sudeste- 43,6%;Sul-15,1%;Nordeste-27,11%;Norte-COeste-14%). Entrevistaram mais eleitores no Sul(32,5%), menos no Nordeste(16,6%) e no Norte/Centro-Oeste(9,7%), e quase o mesmo número no Sudeste(43,2%). Aí, fizeram uma ponderação com base nesta distribuição, para corrigir a distorção da amostragem. Nesta ponderação, o resultado é extrapolado para a tabela principal, corrigindo os resultados absolutos. Me chamou a atenção também que o número de brancos/nulos/indecisos por região é consistentemente maior(12,5% em média) que o número final ponderado apresentado(5%). Não entendi a conta feita neste caso. Aqui estou inferindo que houve uma distribuição forçada da diferença média de 7,5% ou o que chamamos em matemática de “chutômetro”. Uma tentativa de distribuir a tendência dos indecisos baseada na ponderação final.  Pela teoria dos erros, esse cálculo só faz aumentar a diferença a favor de quem já está na frente. Como a ponderação final é favorável a Lula, esta distribuição “forçada”  só faz aumentar a diferença.

Na distribuição por região, Alckmin cai em todas elas se comparado ao primeiro turno. Parte dos votos dos outros candidatos migra para Lula e parte migra para o rol dos indecisos, brancos e nulos.Mas o resultado desta tabela não bate de novo com os 5% de indecisos brancos e nulos do resultado ponderado divulgado.Novamente um mistério.

Chego à seguinte conclusão: Apesar da seriedade do Instituto Data-Folha, houve um erro de amostragem. Foram entrevistadas pessoas em regiões e locais com características não adequadas à distribuição mais próxima do perfil real do eleitorado como deveria ser. Se foi proposital ou não não sei mas que é estranho, lá isso é. O problema é que se houve erro de amostragem, o resultado foi divulgado e já causou o efeito psicológico que devia causar.Desalento para que está atrás e incentivo para quem está na frente. Na próxima pesquisa, este resultado poderá se confirmar justamente pela psicologia, não pela matemática. E o Data-Folha se safará do erro cometido. Já vi este filme antes. 

7 Respostas to “Pesquisa Data-Folha-Esquisito, né?”

  1. spersivo said

    Tunico,
    Você tem toda a razão, porém há razõe$ que a razão desconhece e nada tem a haver com Pascal. S.

  2. loco said

    Mais uma vez a população é manipulada pela mídia, agora usando-se de um instituto que sempre se mostrou sério.
    Pois é. Brasil.
    E nós ficaremos indignados como sempre, mas sem poder de reação.

  3. Valmir said

    Prezado amigo.É uma vergonha o que acontece com estas pesquizas.Muito me admira nenhum juíz que autoriza estas pesquizas não vai junto para verificar “in loco”o que está sendo feito.É uma vergonha.Será que o Tribunal Eeleitoral também ganha o seu mensalão????Abraços.

  4. Então meu amigo, aqui quem fala é edith,tenho 61 anos e nunca vi tal fato.Só pode ser aquilo mesmo q vc falou bem no final.Mas acredito q DEUS é justo e n~vai nos dar este castigo , para o povo brasileiros.Algo deverá acontecer de. Não podemos ficar de braços cruzados Ele não poderá tomar posse ,depende de nos… grata

  5. Anisio said

    Caro amigo
    As pesquisas que indiquem vantagem do Lula ou pelo menos o aproxime das intenções de Geraldo são, na verdade, uma estrategia para vencer, da mesma forma que aconteceu em Guarulhos(prefeito PT em 2004) possivelmente na Bahia neste ano com Jacques Wagner e no RS tirando o Rigotto. Com as pesquisas favoraveis eles podem manipular o resultado das urnas, o que é muito facil conforme relatorio divulgado pela UNICAMP(basta pesquisar na net). Note-se que a PF está investigando a venda de resultados em Rondonia onde a estrategia mencionava o envolvimento de alguem do TRE local.
    É uma vergonha.

  6. Santa said

    Querido Tunico,
    Acabei de chegar da praia , estou melhor da mão, só um tanto desanimada…
    Obrigada por tudo.
    Bjs

  7. eduardo rosa said

    Respeito muito as pesquizas, mas esta das torcidas na minha opinião esta equivocada, nunca me perguntaram para que time ou torço, só em minha familia a porcentagem é de : corinthians 69%, palmeiras 13%, são paulo 11% e santos 7%, isto fora meus amigos. Em meu ponto de vista é de: Flamengo 15%, Corinthians 13%, São Paulo 7%, Palmeiras 4% e Santos 2%.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: