Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

Comentando o óbvio

Posted by tunico em dezembro 5, 2006

Outro dia eu estava com meu pai conversando sobre a situação atual de nosso país. Ele com seus quase oitenta anos de vida, estava mais que decepcionado.Estava desanimado. Pela primeira vez eu o vi assim. Uma pessoa que trabalha até hoje, ativa, sempre incentivando os outros. Por força de sua atividade atual, desde que se aposentou há 30 anos ele tem muito contato com órgãos públicos onde se dedica a desentravar processos para seus clientes. Me disse que depois de todo este episódio de corrupção desenfreada denunciado pela imprensa responsável sem a devida punição aos envolvidos, até os funcionários públicos subalternos de quinto, sexto, sétimo escalão se julgam no direito de cobrar vantagens para desentravar processos ou seja, está instaurada de fato a corrupção institucional. Sem míseros 10 reais na mão, tem muito contínuo de repartição que nem lhe dá uma informação. A voz corrente é que se lá em cima roubam milhões e nada acontece, porque eu aqui embaixo não vou aproveitar para levar também uma vantagem? Afinal, nada vai acontecer…

A sensação que dá é que caminhamos celeremente para sermos mesmo o país da mais completa impunidade. O que podemos falar aos jovens de hoje sobre correção de princípios e honestidade na nossa sociedade se todos os dias eles assistem na TV exemplos que lhes mostram o contrário? A principal figura que lhes poderia dar bom exemplo, o principal mandatário deste país, teve todas as chances para isso mas é a primeira a dar o mau exemplo. Autoriza o acobertamento de falcatruas de seus companheiros,  mente descaradamente quando diz que está mandando apurar irregularidades sabendo de antemão que o seu auxiliar da Justiça inventará vários motivos para procrastinar as decisões( vejam o caso dos 1,7 milhões dos seus aloprados que até hoje ninguém sabe de onde vieram), incentiva o apedeutismo da população exaltando a sua condição de semi-alfabetizado, diz que é um trabalhador quando todos sabem que não trabalha de fato há quase 30 anos e ainda vem querer dar lições de moral a quem lhe critica.

O Brasil está perdido? Tem gente que acha que sim. Eu não. Porisso estou aqui escrevendo este post. Tem muita gente boa neste páis. Mais gente boa que má. Só que poucos dos bons estão externando a indignação. Precisamos que os bons se unam e saiam de seus casulos para exercer a real cidadania. Se continuarmos assim, esperando 2010 para acabar com essa pouca-vergonha política e administrativa que assistimos, poderá ser tarde. Estou vendo blogueiros aguerridos desistindo, desanimando que nem meu pai. É o que a malta do Planalto quer. A hora é de recrudescer nosso protesto, não de se entregar. Estou há 4 anos na blogosfera, primeiro com meu site pessoal-estou de olho- fundado em dezembro de 2002 – hoje extinto, depois com meu blog no UOL, no blogspot e aqui. Não vou desistir. Vou persistir na denúncia, nos comentários, na fiscalização. Não deixemos que a mediocridade humana de poucos tome conta desse nosso país.

Deixe uma resposta

 
