Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

Arquivo 7 – 23/6/2005

Posted by tunico em março 12, 2007

A primeira vez

Dando continuidade ao processo de transpor os artigos interessantes para este blog, copio aqui texto que escrevi em 9 de fevereiro de 2004 e coloquei no meu site.Não sou vidente mas aquilo que disse há 1 ano e meio atrás, está de certa forma acontecendo.

A PRIMEIRA VEZ

Realmente, esta é a primeira vez na história política brasileira que um ex-retirante, ex-metalúrgico, ex-sindicalista, ex-trabalhador, chega à Presidência da República. Porém, este fato parece que leva o nosso primeiro mandatário a proclamar pelos quatro cantos que tudo a partir daí será a primeira vez neste país.

Lula, entre outras declarações com o mesmo mote, já disse:· “pela primeira vez, os pobres deste país vão ter 3 refeições por dia…”· “pela primeira vez neste país, teremos um crescimento sustentado…”· “pela primeira vez teremos um governo com ética na condução da coisa pública e na política…”· “Somos a primeira experiência no Brasil levando este país a uma estabilidade sem inventar um plano econômico…”Isto me leva a uma indagação:Lula realmente acredita no que fala, por sentir-se um Messias , um Iluminado que vai purgar os pecados dos governos anteriores e assim, passar ao povo uma mensagem de que o Brasil daqui pra frente será muito melhor, ou é uma fala preparada por especialistas em marketing que com isso tentam apagar da memória popular os feitos positivos de governos anteriores desde a proclamação da Independência e dar a impressão que o Brasil começou em 01 de janeiro de 2003??? Baseado nos discursos anteriores à sua eleição, discursos que vinham sendo proferidos há 20 anos por Lula e pelos seus pares até pouco antes das eleições de 2002, fico realmente com dúvidas quanto à sua sinceridade messiânica.A mudança radical de postura, de discurso, que inclusive o levou ao cargo atual com larga margem de vantagem sobre seus oponentes foi muito repentina e quando a esmola é demais, o santo desconfia. Basta olhar um pouco para trás:As ações sociais do governo anterior em fase avançada de consolidação, com a natural continuidade administrativa, caso José Serra fosse eleito, teriam no mínimo o mesmo resultado ou até melhor, do que hoje o governo apregoa para o futuro;

A postura econômica conservadora consistente e continuada do Ministro Malan ( é verdade, diga-se de passagem, aplicada “na marra” pelo Ministro Pallocci), certamente levaria no mínimo à situação atual , de inflação controlada e risco baixo,mas sem o distúrbio cambial e inflacionário causado pela especulação que o país sofreu no último semestre de 2002, com a iminência de vitória do PT e seu discurso retrógrado de 20 anos. Este distúrbio foi inclusive o causador das medidas duras que pararam o país no ano de 2003. Quem sabe teríamos crescimento do PIB em vez de humilhante decréscimo de 0,2% em 2003?

Justamente pela continuidade das medidas econômicas, o país conseguiu retornar ao caminho da estabilidade. O governo atual não precisou inventar plano econômico. Simplesmente, deu continuidade ao Plano Real. Se assim não o fizesse, correria o risco de ter que inventar um “Plano Pallocci”, tal o caos econômico e social que aqui se instalaria, com conseqüências imprevisíveis.

O que mais me preocupa hoje é outro tipo de continuidade. A continuidade dos conchavos e compra de apoio político usando como moeda de troca cargos na administração que leva a uma situação de potencial instabilidade política, caso acordos não sejam cumpridos. A salada ideológica existente na base de apoio do governo é por si só causadora potencial de instabilidades.E a continuidade de uma desastrada postura governamental, onde mais se fala do que se faz. A história então pode se repetir, como tem se repetido desde a Nova República. E o Brasil continuará na mesma. Aí a primeira vez do PT de Lula poderá ser a última.

“Estou de olho” – 09/02/2004

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: