Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

Arquivo 8 -23/6/2005

Posted by tunico em março 12, 2007

Outro texto antigo

Publicado no site “estou de olho”em agosto de 2004, transcrevo aqui. Lendo ele hoje,pareceu-me premonitório.Devido às restrições de caracteres, está dividido em 3 partes.Publicado de trás para a frente, para poder ser lido na sequência correta.

O PROGRAMA DE GOVERNO DO PT(ou projeto de poder?)

Como início , uns conceitos básicos:

Comunismo – Qualquer doutrina social, política e econômica que proponha alguma forma de propriedade coletiva dos meios de produção . Etapa posterior ao socialismo

Socialismo – Conjunto de doutrinas que se propõem promover o bem comum pela transformação da sociedade e das relações entre as classes sociais, mediante a alteração do regime de propriedade. Sistema político que adota estas doutrinas.Socialismo utópico pretende transformar a sociedade com base na iniciativa privada, sem estatização dos meios de produção e pela modificação da consciência individual dos homens antes de transformar as relações de produção entre eles.

Democracia – Governo do povo, soberania popular-doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder. Caracteriza-se pela divisão dos poderes, e pelo controle da autoridade. Democracia autoritária – regime firmado na supremacia do poder executivo em relação aos demais poderes. Democracia popular – regime político monopartidário dominante nos países da área socialista

Capitalismo – sistema social fundado na influencia ou predomínio do capital – regime social em que os meios de produção constituem propriedade privada e pertencem aos capitalistas.

Liberalismo – Conjunto de idéias e doutrinas que visam assegurar a liberdade individual no campo da política, da moral, da religião, dentro da sociedade. Liberalismo econômico – Doutrina segundo a qual existe uma ordem natural para os fenômenos econômicos, a qual tende ao equilíbrio pelo livre jogo da concorrência e da não-intervenção do Estado.

Neo-liberalismo – Caracteriza-se pela limitação da atuação dos sindicatos, privatização de estatais, redução de tributos, estabilização da moeda.( “tornar iguais os desiguais é contraproducente e conduz à estagnação” dizem os neo-liberais). O demônio dos neo-liberais é o Estado Interventor. O Céu é o mercado

Conservadorismo – Conservador é quem é avesso às renovações políticas e sociais

Duas perguntas básicas de acordo com estes conceitos:

1-O que era o Brasil até o final de 2002? – Uma democracia capitalista com tendências neo-liberais?

2-Qual a característica dos maiores partidos brasileiros com base nestes conceitos?

PSDB – quer manter a democracia capitalista com tendência ao socialismo utópico?

PFL – quer manter a democracia capitalista com ênfase ao liberalismo, notadamente o liberalismo econômico?

PT – quer implantar o socialismo original numa democracia popular, anti-liberal? A tendência posterior seria então transformar a democracia popular em uma democracia autoritária, subjugando os poderes Legislativo e Judiciário?

PTB – embora se julgue Trabalhista( pelo fortalecimento dos sindicatos e dos trabalhadores organizados) , é na realidade um partido que se caracteriza desde o governo Collor pelo puro fisiologismo e adesismo ao poder de plantão?

PMDB/PL – verdadeiros “sacos de gatos” que misturam as características das agremiações anteriores?

(continua…)

Outro texto antigo-2

Considerando que a resposta para estas perguntas seja “SIM” , vamos analisar especificamente o PT e qual seria nas minhas observações o seu verdadeiro programa de governo. Antes porém, transcrevemos o que o PT propõe, segundo seu próprio estatuto:

(ESTATUTO DO PT – Art. 1º: O Partido dos Trabalhadores (PT) é uma associação voluntária de cidadãs e cidadãos que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democráticogrifo nosso).

  • Quais seriam as etapas para o PT atingir e consolidar esta proposição uma vez no poder?

1- O governo do PT utiliza-se numa primeira etapa, do neo-liberalismo (segundo eles implantado pelo PSDB e pelo PFL) de uma forma exacerbada na macro-economia, reduzindo brutalmente em nome da necessidade do superávit primário(logo, controle da inflação) a quantidade de moeda em circulação com uma política de altos juros que dificulta os investimentos produtivos capitalistas ao mesmo tempo em que remunera generosamente o Capital. Contraditoriamente, aplica uma política anti-liberal aumentando ainda mais os impostos, taxas e contribuições vigentes, criando novos impostos e taxas incidentes somente sobre as classes mais abastadas(leia-se classe média).

  • Neste primeiro momento, abafa a oposição dos “tubarões”, provocando grandes lucros aos capitalistas, notadamente os bancos e instituições de crédito. Enquanto isso, “compra” com cargos e verbas a classe política não firmemente alinhada com seus objetivos( os fisiologistas e parte do “saco de gatos” ) mas sem no entanto deixar que eles se misturem ao núcleo-base do governo, pois será mais fácil defenestrá-los posteriormente.

  • Tenta desmoralizar o Judiciário e o Ministério Público ao mesmo tempo em que coopta alguns de seus integrantes ou infiltra seus simpatizantes através de um aparelhamento dos escalões inferiores.

  • Desta forma com o tempo, passa ter o controle financeiro dos meios de produção, causando a falência das micro, pequenas e médias empresas, gerando desemprego e diminuição da renda média da população( existe um artigo do Stephen Kanitz muito objetivo sobre o assunto). O objetivo é o empobrecimento da classe média formadora de opinião, mesmo que (não se faz omelete sem quebrar ovos) tal política cause mais desemprego e pobreza nas classes menos favorecidas. Naturalmente uma política social paralela tipicamente assistencialista (dá o peixe e não ensina a pescar) é implementada em nome dos mais pobres, para criar uma cortina de fumaça.

(continua…)

Outro texto antigo-parte 3

2- Num segundo momento, depois do aprofundamento da crise econômica, que em médio prazo, destrói os avanços liberais e neoliberais, produz um crescimento temporário da economia e com a ajuda da propaganda, tenta demonstrar ao povo que este crescimento é obra do novo governo, escondendo que na primeira etapa a economia havia descido ao sub-solo e que na realidade o país estaria voltando ao andar térreo, portanto sem avanço real. Assim, aumenta o número de prefeitos e vereadores petistas nos antigos “currais eleitorais” pela popularidade adquirida neste crescimento temporário, levando a uma maior influência sobre as massas combalidas.

  • Com a sinergia entre a continuidade da propaganda enganosa e o crescimento temporário, os índices de popularidade do governo voltam aos mesmos níveis do início de 2003 e assim, Lula consegue se reeleger ganhando mais quatro anos de poder em com ele, o PT.

  • Este aumento da popularidade se traduzirá também em maioria real no Congresso, não havendo mais necessidade de cooptar e/ou comprar alianças políticas. Esta maioria facilitará a aprovação de novas leis estatizantes, novos aumentos de impostos para os ricos e classe média, como taxação sobre as heranças, aumento brutal dos impostos sobre a propriedade inviabilizando sua posse, expropriação em nome da Reforma Agrária de cada vez mais propriedades rurais, e finalmente o absoluto controle do Estado sobre as atividades essenciais como energia, transportes,saúde, educação.

  • Em paralelo, o aparelhamento total da máquina estatal é concluído e monta-se um esquema de patrulhamento aos funcionários públicos ainda recalcitrantes. Neste ponto é oferecida à classe média não militante, combalida pelo desemprego e pelos impostos escorchantes a possibilidade de ingressar em cargos públicos, com uma enxurrada de concursos em nome do combate ao desemprego, como uma benesse do governo, o que atrai ainda mais simpatizantes.A política assistencialista aos mais pobres é fortalecida pois deve-se manter a cortina de fumaça.

3- A terceira etapa lá pelo sétimo ano de governo petista, com a re-estatização dos meios de produção essenciais já concluída, é a estatização do sistema bancário e financeiro, a apropriação de seus enormes ativos financeiros e imobiliários em nome da derrubada dos altos lucros que estes tiveram sobre a população nos anos passados.

  • Assim, apoderam-se com apoio “democrático” de quase toda a riqueza do país. Fica fácil assim apoderarem-se do restante das propriedades rurais e urbanas em nome da Reforma Agrária e do combate à favelização e assim configurarem a democracia socialista e autoritária do plano original.

  • Lula vira o Fidel Castro brasileiro, José Dirceu o primeiro-ministro, Gushiken manda exilar Duda Mendonça e se torna o Secretário da Propaganda e Imprensa do governo, Luís Dulci vira Secretário Geral do novo Partido único que passa a se chamar Partido Socialista dos Trabalhadores Brasileiros (PSTB), José Genoíno pela sua experiência de combatente nas guerrilhas vira chefe das Forças Armadas, Berzoini pela sua crueldade já reconhecida vira Chefe da polícia política e da nova KGB(Krueldade Geral Brasileira), Pallocci é condenado ao exílio, taxado de reacionário e neo-liberal, juntamente com Henrique Meirelles e juntos vão para Miami. José Alencar, Furlan, Roberto Rodrigues fogem para a Argentina e vão oferecer sua competência empresarial ao governo de lá. Os opositores ao novo regime que não conseguem fugir do país são confinados no “gulag” da Rocinha.

Plano perfeito não? Só falta eles combinarem isto com o outro time, como já disse Mané Garrincha. (hoje vejo que não combinaram….)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: