Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

O “imbróglio” Renan sob um ponto de vista atravessado

Posted by tunico em outubro 10, 2007

O “imbróglio” no Senado começou coincidentemente quando a PEC da CPMF foi enviada pelo governo ao Congresso. Na Câmara, já se sabia que o governo teria (como teve) a maioria suficiente para aprovar a CPMF. E mesmo assim, por segurança, o governo convenceu ainda mais os deputados de sua base e mesmo oposicionistas não tão convictos com a liberação de emendas orçamentárias para se garantir. Notem que mesmo assim, a aprovação se deu por uma diferença de 25 votos somente.

 

No Senado, já se sabia que a dificuldade seria e será muito maior. São necessários 49 senadores em 81 para aprovar a CPMF. Para não depender da oposição e dos “independentes” que somam cerca de 35 parlamentares, o governo teria que cooptar senadores de partidos da oposição e contava com Renan para ajudar, mesmo sabendo que o preço a pagar seria alto pelo apoio. Renan tinha e tem consciência que após essa aprovação o governo não vai mais precisar do Congresso e muito menos de Renan para nada até 2010.

Com dinheiro em caixa (só a CPMF injetará se aprovada, 120 bilhões de reais no Tesouro em 3 anos) , arrecadação em alta – Lula deu o sinal que não irá diminuir nem que a vaca tussa,  o Bolsa-Família estará garantido e até em condições de ser ampliado sem a necessidade de corte de despesas de custeio. O governo poderá manter o superávit primário e os investimentos do PAC (e os seus “filhotes”). De quebra, como também revelou Lula esta semana, o governo pode ainda inchar a máquina mais ainda, mantendo o equilíbrio fiscal.

Inchando a máquina com mais “companheiros”, o dízimo aumenta e o PT faz mais caixa para campanha além de fortalecer o Estado lulo-petista, que é seu objetivo principal (não se esqueçam que o PT tem 800 mil militantes doidinhos para se locupletarem às custas do Erário).

Isso tudo tem um objetivo claro. Manter os eleitores que já tem e se possível aumentar o contingente eleitoral favorável, visando a campanha eleitoral do ano que vem e principalmente a de 2010.

Se o Brasil continuar crescendo à razão de 4% ou 4,5% ao ano, com 50 milhões de pessoas pobres – metade eleitores –  beneficiadas por 60 ou 70 caraminguás mensais sem esforço nenhum, o sistema financeiro continuar lucrando como nunca lucrou, o câmbio baixo possibilitando a importação de supérfluos a preços baixos e viagens ao exterior baratas que atendem os anseios da classe média consumista, Lula se quiser elege -como se diz no popular, até um poste como sucessor (até elegeria a Dilma que não é poste, mas parece).

Derrubará as pretensões de Serra ou Aécio, do PSDB. Evitará que eles, podendo aproveitar com competência muito maior que os economistas atuais a continuidade da política econômica de 16 anos, devolvam a hegemonia política aos tucanos e seus aliados. E com certeza, Serra ou Aécio desmontariam a máquina estatal lulo-petista, cortariam gastos públicos, reduziriam a carga tributária, dando impulso ainda maior ao crescimento econômico.

Aí, as pretensões de Lula e seus companheiros de retornarem em triunfo em 2014 é que iriam por terra.

Aí vem o ponto crucial do imbróglio.  A reportagem da VEJA atingiu Renan no peito e no baixo ventre. A permanência de Renan como principal apoio do Executivo no Senado ficou ameaçada. Neste momento entrou em ação nos bastidores a verdadeira eminência parda do poder atual.

O senador Sarney.

É notório o ódio que Sarney devota aos tucanos e em especial a José Serra pela martelada que levou no episódio de sua filha Roseana em 2002. E Sarney quando odeia, odeia de verdade. Com muita bílis no sangue.

Só os incautos duvidam que a absolvição de Renan não foi arquitetada e trabalhada pelo ex-presidente com a ajuda da bancada petista. Renan foi aconselhado a resistir pois licenciando-se poderia ser massacrado pela oposição e pela opinião publicada.

Como outras acusações surgiram o caldo político esquentou. Até os partidos aliados sentiram que o apoio contínuo à permanência de Renan poderia ser prejudicial pois a notoriedade do assunto deixou de ser uma mera opinião publicada para se tornar opinião pública negativa generalizada.

Assim, o PMDB de Renan no Senado ficou isolado. Renan sabe que o governo tem condições de aprovar a CPMF sem ele e em vista disso seu preço para ser imolado ficou bem mais alto. Só que Lula não quer mais pagar Renan.

Sarney sabe também que a partir da aprovação da CPMF, Lula poderia aos poucos descartá-lo e ao seu PMDB, como aliados. É da natureza do Apedeuta. O seu passado recente prova isto. Daí, hoje o preço dessa resistência aumentou e muito.

O assessor que tentou “arapongar” senadores da oposição a meu ver o fez não a mando de Renan mas sim, a mando de Sarney, de quem o assessor é correligionário. O afastamento dos Senadores Simon e Vasconcellos foi obra e arte de Sarney, não de Renan.

É o PMDB de Sarney que quer receber o preço altíssimo (que não é meramente monetário mas principalmente poder e condições de continuar manipulando Lula) para aprovar a CPMF sem Renan.

O PMDB de Renan limita-se ao senador de cabelos longos e idéias curtas e ao senador sergipano, aquele que como diz o Noblat, é “uma voz à procura de uma idéia”.

Dos 21 senadores do PMDB, 3 são “independentes” , 3 são Renan (inclusive ele) e 15 são Sarney. É bom lembrar que Lobão e Tuma já se bandearam para o PMDB.

 

Tudo isto pode ser fruto de uma jogada política muito arriscada de Sarney de um lado e dos assessores de Lula de outro lado pois se a CPMF passar no Senado, Lula vai certamente tentar passar a perna nos aliados do PMDB. Se não passar, a oposição ganha fôlego político. Um alto risco pretensamente calculado. E como toda atividade de alto risco, vai custar muito caro para qualquer parte.

Eu ainda acho que Renan, por sobrevivência política e com a certeza de que também é mais uma laranja chupada a ser descartada por Lula, deve resistir e evitar a aprovação da CPMF mesmo que por linhas tortas. Ficará mais forte. Não duvido nada que tenha sido aconselhado pelos cardeais da oposição. Não duvido também que todo este circo no plenário do Senado seja isto mesmo. Uma pantomima.A fala de José Agripino ontem ameaçando obstruir qualquer votação caso o Conselho de Ética não decida a situação de Renan até 2 de novembro (por que esta data?) me deu um sinal de que Renan está sendo atraído pela oposição.

Neste caso, ele ganharia 20 dias para empurrar com a barriga a votação, a CPMF não seria aprovada dentro do prazo por obstrução aliada à procrastinação do Presidente do Senado em colocá-la na pauta.

Em caso de uma derrota do projeto da CPMF, ele poderia tranquilamente se acertar com seus pares, licenciar-se e achar uma saída “honrosa” para o imbróglio criado.

7 Respostas to “O “imbróglio” Renan sob um ponto de vista atravessado”

  1. Difícil contestar, tem a lógica histórica dos personagens envolvidos. Não acredito, no entanto, nem por um momento, que a CPMF possa ser barrada. Quanto a Renan…. aposto que ele se mantém como presidente. Por quê? Pergunte a ele.

  2. david said

    Olha Tunico, tá tudo muito bem, tudo muito bom. Mas:

    – Não creio que o Renan seja afastado;
    – Não creio que a CPMF seja barrada;
    – O afastamento dos Senadores foi uma manobra a ser explicada. Eu acho que existe um personagem faltando nessa história.

  3. Tunico,

    Foi uma das coisas mais BRILHANTES que já vi, em termos de ANÁLISE POLÍTICA. A BRILHANTE TESE defendida por vós, só tem comparação àquela em que JESUS CRISTO ERA UMA ALIENÍGENA e que VEIO EM UMA NAVE ESPACIAL, inseminou artificialmente UMA JOVEM, a quem deram o nome de MARIA. Mas, muito antes, no início de tudo, a TERRA era um PLANETA SEM UMA FORMA DE VIDA SEQUER, e uma CIVILIZAÇÃO de outra galaxia introduziu aqui, SERES (CLONES) de seus indivíduos. VOCÊ, TUNICO, parece um EDITOR DA VEJA. Fale a verdade, é você quem ESCOLHE AS REPORTAGENS DA VEJA, não é??? LEMBRA DAQUELA DOS DÓLARES EM CAIXA DE UÍSQUE?? Pois é, TUNICO, tem a sua cara. Isso que você ARQUITETOU, percebeu, descobriu, elucidou… sei lá… MATOU… não sei o termo exato, é de uma LÓGICA PERTUBADORA!!! EM alguns momentos você insiste no ANALFABETISMO DE LULA ( e todos sabemos que um ANALFABETO é antes de TUDO um ignorante) e em outros momentos você pinta LULA com uma INTELIGÊNCIA DESCOMUNAL… Essa sua tese mistura vários ingredientes e esquece do principal: NEXO CAUSAL, lógica, oh Gênio!!!

    Você lê VEJA e O REINALDO AZEVEDO. PORÉM não deve ter visto isso escrito naquele blog, o do REINALDO!!! Não viu devido a PRIMARIEDADE desse amontoado de letras, que talvez, você tenha chamado de TEXTO!!! POBRE BRASIL!!!

  4. Tunico said

    Prezado Paulo Souto, ou quem quer que seja escondido atrás do pseudônimo, aliás coincidente com o nome do ex-governador bahiano ligado a um link de blog que não quer dizer nada.
    Eu sempre falo que os covardes se escondem, não mostram a cara e como bom covarde, você vem no meu espaço para tentar me desqualificar. Essa é a característica típica de esquerdóides covardes, ignorantes e mal-intencionados que nós nos acostumamos a chamar na blogosfera de petralhas.Este comentário idiota seu, eu posso chamar ironicamente de “textículo” pois não saiu do seu cérebro e sim do baixo ventre onde não predomina a razão nem a inteligência mas sim as mais elementares necessidades humanas.A menos que seu cérebro esteja localizado no intestino o que é bem provável, dado o teor do comentário.
    Assim,vou perder 15 minutos do meu domingo para comentar as suas palavras que mais que pérolas, parecem bolotas de merda.

    O ignorante não precisa ser necessariamente analfabeto para ser ignorante. Você por exemplo não é analfabeto pois sabe escrever (espero) embora de maneira desconexa e avoada juntando os alhos políticos com os bugalhos esotéricos, mas com certeza você é um ignorante.
    Lula não é analfabeto pois se fosse não poderia nem tomar posse. Ele é apedeuta. Apedeuta quer dizer iletrado, aquele que não quer aprender mais do que o essencial. Viu, seu apedeuta?
    Lula é antes de tudo um esperto. Esperto é aquele que usa a inteligência que tem para auferir vantagens para si.E um apedeuta pode ser ser esperto, se sua inteligência estiver no lugar certo, no cérebro.Se bem que de vez em quando Lula tem suas diarréias mentais que só nos fazem rir.
    Daí a diferença entre Lula e aqueles que o seguem cegamente como você. Com a sua esperteza oriunda do cérebro ele comanda os ignorantes que têm o cérebro no intestino.
    Ah, meu caro petralha ignorante. Eu leio Veja sim. Há 35 anos.Não só leio como assino.
    Veja é uma revista que os apedeutas “direitóides” chamam de imprensa golpista e que os apedeutas “esquerdóides” chamam de imprensa golpista. Por isso gosto de ler a Veja. É uma publicação anti-apedeutas.
    Leio também o Estadão,a Folha, assisto os noticiários da Globo. Na Internet leio o blog de jornalistas como Reinaldo Azevedo, Noblat, Josias, Cláudio Humberto. Não leio porcarias como blogs de “esquerdóides” nem de “direitóides” para não perder meu tempo porque essa turma tem antes de qualquer coisa o cérebro no intestino.
    Nenhuma dessas publicações precisa de mim para lhes pautar. E eu não preciso delas para escrever o que penso.Meu cérebro está dentro da minha cabeça e não no meu intestino. Não sou apedeuta pois sempre procuro aprender mais que o essencial.

    E para encerrar, lhe dou um conselho em forma de iniciais politicamente corretas: VTNODSC!

    Se você não for um apedeuta, entenderá o recado.

    Data vênia.

  5. Júnior said

    Texto perfeito!!! Só que existe um outro fator em jogo. O PMDB já sugou tudo o que queria como está contando votos e viu que o PTB do Mozarildo, saiu fora, ele(PMDB) não vai querer ficar com o mico na mão!!! O Quércia(quem diria!!!) está pensando nas próximas eleições!!! Não tiraram o Pedro Simon da votação da CPMF para garantir a votação? Essas são as cabecinhas do Mercadante Abstenho e da Ideli Salvati. Eles prefiram salvar o Renan em vez de acabar com a CPMF. Tomaram na cabeça!!! E têm que agradecer ao Renan por não abrir a boca e contar tudo!!! Principalmente para evitar o “impechament! do Lula na época das denúncias do Mensalão.
    Obs: Oi, Sirley Horta! Eu não agüentei o aquele “Deus” enchendo o saco. Não apareço mais lá no Tutty. Ele é muito legal mais tem cara que entra lá, só para detonar. Escrevi para ele sobre isso. Mas tomou umas providências muito calmas… Pessoal está com saudades de você lá.
    Abs.

  6. Júnior said

    Completando. Eu não acho que o Sarney está com essa bola toda. Se o Requião apostar na saída do governo e o Sérgio Cabral não sei toparia. Mas eu aposto que no Senado não passa a CPMF!!! Com quem quiser!!! Até porque o PTB saiu fora e a Receita Federal pegou o PTB para pagar e devolver os $4mi do Mensalão estão lembrados? Outra a economia está água. Esperem o início do ano quem vem. Os últimos números são assustadores. Investidores já estão correndo porque não vêem consistências do plano (se é que existe!) do governo. O PAC está sofrendo com problemas de pedágio(o outro tipo). Deve estar difícil acertar as bases.

  7. Queridos Leitores,

    Peço que rezem pelo meu querido esposo e amigo de todos Antonio Carlos, o popular Cantonio. Ela está internado desde o dia 26/07(segunda vez) e estou perdendo as esperanças. Tudo começou hà algum tempo atrás, e parecia que o tratamento tinha dado certo, me enchendo de esperança. O mal que acometeu meu querido esposo é muito grave. Depois da morte do SAMIR, então vi o CAntonio postar de vez. Orem, na força de sua fé, para que tenhamos ainda por muito tempo, a presença física do CA.

    Que Deus os abençoem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: