Blog do Tunico

Continuo de olho também neste blog rumeno

A trama por detrás do galpão do aviário

Posted by tunico em abril 7, 2008

Os acontecimentos galináceos destas semanas no meio político abrem ainda mais as portas do fundo do aviário lulo-petista onde existe na realidade um circo armado onde pode-se enxergar ainda mais claramente o verdadeiro tema da encenação.

O tema principal da peça circense apresentada ao público brasileiro, é que a economia vai bem, há mais empregos, o país cresce mais, a classe C hoje é dominante, com 89 milhões de brasileiros. O país melhorou muito desde que os invasores da estrela vermelha tomaram o poder, a herança maldita do passado foi num passe de mágica por eles tornada bendita segundo cacarejam aos quatro ventos. O chefe do galinheiro tem uma grande popularidade principalmente entre os pobres e remediados, dos quais grande parte é beneficiada pelo Bolsa-Esmola.

No entanto, o galo-chefe está raivoso. Quer briga. Não perde uma oportunidade sequer de cacarejar contra as elites e a oposição.

Por que? Me pergunto intrigado…

Existe uma razão nas entrelinhas e nas entranhas da mente do Apedeuta e de seus mentores e seguidores.

Está em curso uma tentativa, provavelmente logo após as eleições deste ano, de um golpe branco. Um golpe à moda gramsciana, baseado no uso das instituições democráticas em vigor que visa a implantação do Partido Único (PUN) e da perenidade da estrela vermelha no poder.

Esta tentativa irá se basear em propostas de PEC’s a partir da Câmara onde o governo tem ampla maioria, mudando o sistema eleitoral seja acabando com a reeleição e ampliando mandatos, ou ampliando o sistema de reeleição para mais mandatos, como fez Hugo Chavez na Venezuela. A desculpa eles já têm. Se FHC mudou o sistema criando a reeleição e ninguém chamou de golpe lá atrás, por que agora seria golpe? “É democrático, é Republicano”, alegarão.

Ao mesmo tempo as inaugurações de pedras fundamentais das obras do PAC, o alarde que 80% das obras estão em andamento (mesmo que somente 12% existam fisicamente), os ataques do Apedeuta à oposição e às elites nestas inaugurações, visam tão somente manter ou ampliar a popularidade na base do palanque, do cacarejo, da papagaiada.

É bom lembrar que Lula não tem sucessor dentro do PT com chances de vitória em 2010. E políticos aliados com chances como Ciro Gomes, não são confiáveis aos olhos do Apedeuta e seus companheiros. Nem eu confiaria em Ciro Gomes. Lula corteja o tucano Aécio mas no fundo também não confia nele. Afinal, ele é tucano e mineiro e a soma destas duas características não permite nunca saber o que ele pensa nem o que fará.

Suplicy? Este tenho a certeza que Lula não quer vê-lo nem pintado de ouro.

É bom lembrar também que as pesquisas mostram José Serra consistentemente com índices altos e estáveis de intenção para 2010 há muito tempo, sempre em torno de 40%, até mais. Mesmo com a existência do PAC e do Bolsa-Família, do crescimento econômico, “peças de resistência” da propaganda governamental, o número não cai. Sem Lula na parada, Serra tem grande chance. Petistas mais conhecidos como Zé Dirceu, Genoíno, Palocci, Mercadante, que poderiam ser mais que postes, caíram em desgraça perante os escândalos e nem pra poste servem hoje. Agora, a tentativa de ungir Dilma a “mãe do PAC” como candidata a poste, foi frustrada com o dossiê FHC/Ruth.

Lula segundo Gabeira, quando se sente forte, fica imprudente e um incidente verbal dele me chamou a atenção. Numa de suas “papagaiadas” de palanque afirmou que as oposições podem tirar o cavalo da chuva pois não elegerão o Presidente em 2010. Foi um ato falho e imprudente que revela muita coisa. A principal revelação é que existe sim, um movimento forte e organizado para manter o projeto de poder lulo-petista, neutralizando o perigo por menor que seja de uma descontinuidade do poder em 2010. É muito arriscado permitir que a oposição tenha de novo a oportunidade de mostrar alguma competência. Vai que a coisa melhora bastante, não é?

As declarações do vice-presidente e do prefeito de Recife, favoráveis à continuidade de Lula, aliadas à disposição explícita do amigão do Lula – Dep. Devanir Ribeiro – em protocolar a proposta de Emenda Constitucional acabando com a reeleição esta semana, vão neste sentido. Ainda eles têm na agulha, a bala do plebiscito sobre o mesmo tema.

Creio que vem mesmo por aí uma tentativa de acabar com a reeleição, ampliando o mandato dos governantes para 5 ou 6 anos. Se esta tentativa não vingar, tentarão o plebiscito para permitir mais mandatos sucessivos. Nos dois casos, o Apedeuta, podem crer, se disporá a se sacrificar em prol do país.

Se tudo isto não der certo, podem apostar que Lula fará como Quércia fez em São Paulo.Quebrará o país abrindo a porteira dos gastos indiscriminados e populistas para inviabilizar um eventual governo da oposição com uma crise econômica sem precedentes que estourará no próximo governo. Podem acreditar, de patriotas e pais dos pobres os lulo-petistas não têm nada.Estes sujeitos são como alienígenas invasores. A sociedade mais pobre e a maioria silenciosa brasileira para eles é pura massa de manobra para tomar o poder absoluto e matar a democracia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: